Hospedagem de projetos e repositorios SVN
Para quem procura um host gratuito para gerenciamento e colaboração em projetos, a melhor alternativa atualmente, na minha opinião, é o Unfuddle.
Eu usava, até pouco tempo o Assembla. Mas, embora ele não seja mais gratuíto, o custo médio de US$2/mês por integrante (usuário) é bastante considerável para qualquer projeto.
Particularmente eu adotarei daqui para frente o Assembla para projetos comerciais/efetivos (com fins lucrativos) e o Unfuddle para projetos iniciais (fase piloto/concepção).
Em resumo, os recursos disponíveis em ambos, que eu considero primordiais apra qualquer projeto são:
- Gerenciamento de Milestones: Que permite definir metas para os projetos. Geralmente uma versão final de um projeto. Eu costumo ter Milestones definidos como “versão 1.0”, “versão 1.1”, etc.
- Gerenciamento de Tickets: Que geralmente contemplam o registro de trabalho (sugestões, soluções, bugs, etc.) que compõem um Milestone.
- Wiki: Com a finalidade de documentar o projeto. Contemplam geralmente páginas que apresentam o projeto, documentam sua finalidade, acesso ao Download de binaries, sources finais, etc.
- SVN/Subversion: Repositório de controle de versão dos arquivos que contemplam o projeto. Indispensável no trabalho em equipe.
O Unfuddle apresenta todas as características acima. No caso do Wiki, o nome do recurso está disponível como Notebook. Ainda no Unfuddle, além de Subversion, é possível adotar como sistema de controle de versão o Git.
O Assembla apresenta uma gama muito maior de ferramentas do que o Unfuddle.
Enfim, são 2 opções que certamente resolvem qualquer necessidade de desenvolvedores/equipes que não possuem infra estrutura própria para gerenciamento de projetos.
Na linha de produtos da Adobe, vale lembrar que o Dreamweaver CS4 possui integração com SVN, bem como o Eclipse que é a base do FlexBuilder com o plugin SubClipse.
Se você quer saber mais sobre SVN. Veja esse post publicado aqui no TeclandoAlto sobre o assunto.