Hospedagem de projetos e repositorios SVN
Para quem procura um host gratuito para gerenciamento e colaboração em projetos, a melhor alternativa atualmente, na minha opinião, é o Unfuddle.
Eu usava, até pouco tempo o Assembla. Mas, embora ele não seja mais gratuíto, o custo médio de US$2/mês por integrante (usuário) é bastante considerável para qualquer projeto.
Particularmente eu adotarei daqui para frente o Assembla para projetos comerciais/efetivos (com fins lucrativos) e o Unfuddle para projetos iniciais (fase piloto/concepção).
Em resumo, os recursos disponíveis em ambos, que eu considero primordiais apra qualquer projeto são:
- Gerenciamento de Milestones: Que permite definir metas para os projetos. Geralmente uma versão final de um projeto. Eu costumo ter Milestones definidos como “versão 1.0”, “versão 1.1”, etc.
- Gerenciamento de Tickets: Que geralmente contemplam o registro de trabalho (sugestões, soluções, bugs, etc.) que compõem um Milestone.
- Wiki: Com a finalidade de documentar o projeto. Contemplam geralmente páginas que apresentam o projeto, documentam sua finalidade, acesso ao Download de binaries, sources finais, etc.
- SVN/Subversion: Repositório de controle de versão dos arquivos que contemplam o projeto. Indispensável no trabalho em equipe.
O Unfuddle apresenta todas as características acima. No caso do Wiki, o nome do recurso está disponível como Notebook. Ainda no Unfuddle, além de Subversion, é possível adotar como sistema de controle de versão o Git.
O Assembla apresenta uma gama muito maior de ferramentas do que o Unfuddle.
Enfim, são 2 opções que certamente resolvem qualquer necessidade de desenvolvedores/equipes que não possuem infra estrutura própria para gerenciamento de projetos.
Na linha de produtos da Adobe, vale lembrar que o Dreamweaver CS4 possui integração com SVN, bem como o Eclipse que é a base do FlexBuilder com o plugin SubClipse.
Se você quer saber mais sobre SVN. Veja esse post publicado aqui no TeclandoAlto sobre o assunto.
8 comentários:
Uso o Unfuddle no plano mais barato e estou bastante satisfeito. A relação custo/benefício é ótima.
Alô Vicente,
Esbarrei aqui no teu blog enquanto estava procurando por profissionais competentes na área de Flash/FLEX.
Moro nos EUA, mas tenho uma empresa ai no Brasil com um sócio e que presta serviços a vários clientes aqui nos estêites.
Se tiver interesse, gostaria de bater um papo contigo.
É só mandar um email com a melhor hora/forma de contato.
[]s
Paulo,
Eu e o Vicente somos sócios. Ele está com um pequeno problema de conectividade por conta de mudança de endereço. Caso queira falar com a gente com urgência por favor entre em a partir de meu email.
jpetilo@gmail.com e mande cópia para macieljr@gmail.com que é o e-mail do Vicente.
Abraços
Jeff
Eu usava o Assembla também. Na verdade, ainda uso. Não sai caro pro meu uso, mas estou querendo resolver outro problema, que é do serviço de hospedagem da minha empresa.
Será que existe algum serviço desse que já oferece suporte a SVN?
É Ândi, um hosting web que também ofereça SVN, eu também nunca ví.
Mas também acho que quando as necessidades ficam mais específicas, talvez seja melhor procurarmos por alternativas como co-location, cloud-services e hosting dedicado, onde você possa instalar, configurar virtualmente ou contrarar serviços adicionais.
Escolhendo alguma alternativa, não deixe de compartilhar conosco!
Olá Vicente,
Você continua a usar o Unfuddle? Tem uma percepção mais apurada sobre ele? Recomendaria?
Valeu!
[]s
Shigueru.
@Shigueru já faz 1 ano que não uso o Unfuddle, mas tenho amigos que continuam usando e falam muito bem a respeito.
Devo estar voltando a utilizar um serviço do tipo e certamente o Unfuddle será considerado.
Já utilizei também o Assembla e recomendo igualmente.
Obrigado pelo retorno Vicente!
Irei escolher entre o Unfuddle, Assembla e CVSDude. Este último é interessante pois trabalha com o Trac e também porque diz algumas coisas sobre confidencialidade (por contrato).
Se fosse apenas uso pessoal consideraria apenas entre o Unfuddle e Assembla.
[]s
Shigueru.
Postar um comentário