sexta-feira, 8 de junho de 2007

Para que eu seja igual, só falta uns bilhões e uma Microsoft

Manchete: Após 30 anos, Bill Gates é diplomado.

Eu não sabia dessa! Infelizmente (ou felizmente, não sei), eu também (sem comparações, claro) apenas comecei a faculdade mas parei para me dedicar profissionalmente.

Sinceramente até tenho orgulho da minha carreira sim. Na faculdade (ainda em São Paulo, onde nasci e morei até os 18 anos de idade) substituia professores e já atuava para Multinacionais como a Novell. Na época me tornei Certified Novell Administrator, Certified Novell Engineer e Certified Novell Instructor. Depois fui para a Bahia e o trabalho com redes me levou ao relacionamento com Internet e desenvolvimento de soluções Web.
Me tornei bastante conhecido no mercado da Bahia porque me especializei em ferramentas como o Flash (desde que o mesmo ainda era Splash e nem pertencia à Macromedia), o Dreamweaver, Ultradev, Drumbeat e HomeSite, bem como a tecnologia ColdFusion (na época Cold Fusion da Allaire) com a qual trabalho até hoje também desde a primeira versão.
Fui dono de uma agência de desenvolvimento de sites e soluções web-based (A Indexweb ... caramba, ainda existe um site!), onde comecei a ministrar aulas para outras agências concorrentes inclusive.
Depois decidi abrir um centro de treinamento autorizado Macromedia, a Transnology. Foi o primeiro parceiro da Macromedia no Norte/Nordeste. Com isso acabei indo trabalhar na própria Macromedia como Consultor e Segundo Engenheiro de Vendas e acabei voltando para São Paulo. Em 2005 a estratégia da Macromedia internacionalmente mudou, a equipe foi reduzida apenas a um novo Country Manager e com isso minha posição foi extinta. Voltei a Salvador.
A concorrência estava desleal demais e completamente incompatível com os custos para manter a Transnology, e fui obrigado a fechar uma empresa que foi sucesso absoluto no setor por 5 anos.
A partir daí, passei a atuar somente com consultoria e prestação de serviços em desenvolvimento web. Agora, estou também evoluíndo com o negócio de treinamentos particulares.

Agora, depois de todos esses anos sem nunca precisar do diploma universitário, estou muito afim de dedicar-me. Só não sei ainda se farei mesmo alto na área em que atuo (tecnologia), ou se vou investir em outras paixões (direito ou marketing).

Meu maior problema com a área de tecnologia é que acho que os conteúdos oferecidos pelas faculdades/universidades é muito defasado. Vejo amigos que praticamente estão sempre prestes a desistir, pois pelo fato de já serem atuantes no mercado, percebem essa defasagem no setor acadêmico.

Enfim, parabéns ao Bill Gates que aliás merecia um diploma automático.

Sugestões e comentários são muito bem vindos!

Nenhum comentário: