sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

RIA-BA Grupo de Desenvolvedores RIA na Bahia

mini_banner

Essa é uma grande notícia!
Recebemos o “sinal verde” por parte da Adobe para iniciarmos uma comunidade oficial Adobe destinada a desenvolvedores e interessados no desenvolvimento de soluções RIA baseadas e suas tecnologias.
Surge assim o RIA-BA. Acesse o link no site de comunidades da Adobe, que será o site principal do grupo, inscreva-se e conheça mais detalhes sobre como será a nossa atuação.

As tecnologias que abordaremos, são basicamente as que são voltadas diretamente ao desenvolvimento de soluções RIA, que hoje são o Flash, o Flex/FlexBuilder, AIR, ColdFusion (e frameworks), Flash Media Server, BlazeDS, Cairngorm (e outros frameworks) e diretamente ligadas ao Flash Platform, assim como o Flash Catalyst (Thermo) e outras ferramentas que forem anunciadas.

À frente do grupo estaremos eu (Vicente Maciel Jr) e o meu amigo Jefferson Petilo.

Como alguns sabem, atuamos na Bahia (independentemente, por hora) com consultoria, treinamento e principalmente o desenvolvimento de soluções RIA. Nossa intenção com o grupo é concentrarmos esforços, para cada vez mais aumentar o potencial e resposta de demanda de mercado na região, através da distribuição de informação e acesso às novidades que surgirem no setor, de maneira mais rápida e eficiente possível. Para isso, estaremos abertos e firmando boas parcerias que possibilitem alcançar tal objetivo, bem como atender a outras necessidades dos usuários do grupo em relação a outras tecnologias Adobe que não sejam exatamente o foco do nosso grupo abordar, tais como Fireworks, Illustrator, Photoshop, Premiere, etc.

Enfim, interessados, mantenham-se ligados no site, que será nossa principal ferramenta de abordagem, efetivação e comunicação com a comunidade.

Sugestões e criticas construtivas serão sempre muito bem-vindas!

2 comentários:

jpetilo disse...

Vicente,

É importante nesse primeiro momento, delimitar o tema do RIA-BA, já que prioritariamente estaremos falando somente sobre as tecnologias que envolvem o RIA. Outras tecnologias fora desse contexto, seria adequado convidar os AUGs que são autoridade nesse sentido para que a gente possa crescer como planejamos, respeitando e agregando outras comunidadades.

Abraços,
Jeff

Vicente Maciel Junior disse...

Jeff, na descrição do grupo (vide: http://groups.adobe.com/groups/0fee288bca/about) consta o seguinte trecho:
`

No momento as tecnologias em foco são:

- Flash
- Flex
- AIR
- Actionscript em geral
- ColdFusion (CFML)
- Flash Media Server
- Tecnologias envolvidas tais como XML, WSDL (WebServices), AMF, Bancos de dados, etc.


Creio que isso define bem o foco do grupo, que está implícito em seu nome.

Reforçei também este item:


A metodologia de incentivo a participação do grupo será:
...
- Parceria com outros grupos de usuários
...


Utilizando este trecho do post:


Para isso, estaremos abertos e firmando boas parcerias que possibilitem alcançar tal objetivo, bem como atender a outras necessidades dos usuários do grupo em relação a outras tecnologias Adobe que não sejam exatamente o foco do nosso grupo abordar, tais como Fireworks, Illustrator, Photoshop, Premiere, etc.


Afinal, essas ferramentas não serão o nosso foco discutir, abordar, etc, mas como são ferramentas de produção de conteúdo RIA, irão imediatamente gerar interesse por parte dos usuários. Assim, buscaremos parcerias de grupos de usuários com os quais possamos estabelecer um relacionamento, afim de que, baseados em seus respectivos focos nas mesmas, possam contribuir para nossas atividades.

Assim, mantemos o nosso foco e aproveitamos para tornar cada vez mais forte e unida a comunidade Adobe em geral, apoiando e sendo apoiados por outros grupos.