quarta-feira, 21 de abril de 2010

ActionsScript developers UNI-VOS


Primeiro, vejam isso:

http://www.downloadsquad.com/2010/04/21/adobe-pulls-the-plug-on-iphone-ceases-all-flash-and-air-develop/

O que eu (particularmente) entendo desta atitude, é que a Adobe tomou a decisão (talvez correta mesmo) de interromper o envio (direcionamento) de desenvolvedores Actionscript (FlashPlatform) para o ambiente fechado da Apple.

Uma vez que a Adobe irá aplicar seus esforços no desenvolvimento de soluções para outros dispositivos que participam do consórcio "Open Screen Project" (
http://www.openscreenproject.org/), nós (desenvolvedores Actionscript) faremos parte da força capaz de mostrar à Apple que sua jogada pode ter sido um "tiro-no-pé".

De certo que não é a Adobe, ou a adoção do FlashPlayer 10.1 ou o AIR 2.0 nos demais dispositivos presentes no mercado, que fará com que o iPhone passe a ser um fracasso.

Mas em anos, pudemos aprender que aquela plataforma para a qual se possui um maior número de aplicativos disponíveis, tende a liderar o mercado no qual compete. A Apple bem sabe disso... Mais de 90% do "market share" de Sistemas Operacionais é da Microsoft (fonte:
http://marketshare.hitslink.com/operating-system-market-share.aspx?qprid=8).

Mesmo antes de ser oficializado e disponível o recurso de se exportar uma aplicação Flash/AIR para o iPhone, existindo apenas usuários participantes dos processos de Beta privados da Adobe capazes de utilizarem o recurso, mais de 100 aplicações produzidas através deste recurso encontravam-se aprovadas no iTunes Store!

Enfim, acho inteligente a atitude da Adobe e acho que agora é a hora da comunidade de desenvolvimento Actionscript valerem-se desta oportunidade para colaborarem em uma resposta à Apple.

2 comentários:

Stefan Horochovec disse...

Olá Vicente

Acredito que assim como eu, você participou dos testes do Flash CS5 e pode constatar o ótimo trabalho e a grande facilidade que era desenvolver uma app para iphone. Realmente é uma pena a Apple ter partido para esse lado.

Agora, em contra-partida a essa atitude pitoresca da Apple lemos iniciativas da Adobe estar preparando a exportação de conteúdo em Flash para HTML5.

Ainda bem que estamos nesse barco, em um barco que busca crescer junto com todas as plataformas no mercado, e não se fechar a um mundo de fantasias.

Apple sempre foi motivo de admiração pelos seus hardwares e sistema operacional, mas dessa vez, pisaram na bola.

Parabéns pela abordagem.

Abração!

Vicente Maciel Junior disse...

Primeiro, obrigado pelo privilégio de ter um comentário seu aqui.

Sim, é uma pena a atitude da Apple. Andei fazendo pesquisas e fiquei pasmo em saber que nem mesmo as estatísticas são favoráveis a ela.

A intenção da Adobe é bem clara, objetiva e aberta. Estamos vendo a comunidade pasma com a atitude da Apple, mas creio que essa mesma comunidade deve estar se sentindo tão "desarmada" quanto eu em dar uma resposta. Mas creio que muitos estarão fazendo como nós, direcionando seus esforços para a crescente e não menos viável plataforma Android, RIM, Symbiam, etc. que também estão abraçando o OpenScreen Project.

É isso aí... vamos ver que novidade o futuro nos reserva né?