quinta-feira, 15 de maio de 2008

Grupo de estudos Flex AIR AS3 em Salvador, Bahia

grupo_estudos_banner01 

O Osmundo (vide blog), instrutor e consultor da iTraining, anunciou hoje o grupo de estudos a iniciar-se dia 22 de maio, as 17h, na sala de treinamentos da iTraining em Salvador/BA. Este grupo, terá como tema de estudo, as tecnologias Flash, Flex, Flex Builder, Actionscript, FlashPlayer e AIR. É previsível que a partir deste, outros grupos sejam formados.

Fui convidado para abrir o grupo de estudos. Convite este que me deixa muito feliz e orgulhoso. Será muito bom estar estudando, evoluindo e tentando colaborar em algo com algum conhecimento que já tenho nessas tecnologias. Sei que vou aprender muito, pois não há motivação maior do que ter pessoas precisando das mesmas respostas que você.

Sobre como será minha pequena contribuição:

Não quero usar da oportunidade só para fazer uma apresentação. Então quem estiver presente, pode aproveitar para tirar qualquer dúvida (sobre os primeiros passos, nessa primeira oportunidade, só para ter foco nivelado) que o meu pouco conhecimento puder esclarecer.

Como se trata de um grupo de estudos, então vou aplicar uma linha de introdução aos estudos dessas tecnologias (AS3/MXML/Flex/AIR), orientando sobre os primeiros passos, questões quanto a configuração e sugestões nesse aspecto, como buscar ser auto-suficiente para esclarecer dúvidas usando a documentação e etc.
Quero dar dicas também quanto a performance no desenvolvimento de aplicações.
Adicionalmente devo apresentar alguns recursos que complementam o meu ambiente de trabalho e que creio eu, podem vir a serem úteis para quem for aplicar profissionalmente esses tecnologias no seu dia-a-dia.

Não esperem que eu vá preparar slides e etc. O que eu estarei mostrando aos presentes, é o que eu faço no meu dia-a-dia como desenvolvedor com foco nessas tecnologias.

E lembrem-se, não quero fazer uma palestra. Quero iniciar um grupo de estudos, colocando em foco as questões práticas. Também não será uma aula pois o tempo não permitiria e eu não a faria sem um bom preparo estutural da sala, de equipamentos, softwares, material e etc.

A intenção é que quem participar, saia doido(a) para chegar em casa e começar a praticar!

2 comentários:

Bahiainfo disse...

Vicente, to repassando esse post a alunos do curso de Websites (GT) - Unifacs que já pesquisam e usam o tema. O Igor (SENAI) já trabalha tb. Parabens pela iniciativa!

Alex

Vicente Maciel Junior disse...

Opa Alex! Obrigado! Mas a iniciativa é na verdade do Osmundo Cavalcante, instrutor da iTraining que me convidou para ajudar no início do grupo de estudos e sempre que eu puder estar presente, o farei. Obrigado por ajudar a divulgar. Espero que outras iniciativas como essa possam surgir. No que eu puder colaborar, podem contar comigo sempre!