segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Blogging simplificado: Microsoft Live Writter

livewritter_splashscreen

Primeiro eu testei para depois poder falar. Então já começo esclarecedo:
O Microsoft Live Writter é uma ferramenta gratuíta RECOMENDADÍSSIMO para qualquer "Bloggeiro".

Simplesmente você seleciona o seu tipo de Blog (claro que se você utilizar o Live Spaces a funcionalidade é extendida), conforme a tela 1 de configuração que você vê logo após o procedimento de instalação:

livewritter_screen0

Depois, na tela 2, você fornece os detalhes de acesso ao tipo de blog selecionado:

livewritter_screen1

Ele vai "pegar" as configurações de template (css, etc) do seu blog e vai fornecer uma janela de edição tipo WYSIWYG, ou seja, com o "look n' feel" do seu blog e você o editará exatamente da forma como ele será visualizado.

Você pode visualizar a edição de 4 formas diferentes:

livewritter_screen2

  • Normal: Como texto comum, sem aplicação das configurações visuais.
    livewritter_screen3
  • Web Layout (mais recomendado): com aplicação das configurações visuais.
    livewritter_screen4
  • Web Preview: Simulando o post já efetivado no layout do blog:
    livewritter_screen5
  • HTML Code: Edição direta do código HTML
    livewritter_screen6 

O mais interessante pra mim, ainda, foi a possibilidade de você inserir as imagens livremente, como num editor de texto comum, e deixar que ele se encarregue dos procedimentos de Upload, bastando configurar o tipo de publicação de iamgens que você vai utilizar:

livewritter_screen7

Além disso, são facilitadas também a inserção de outros tipos de elementos comuns num blog como tabelas, vídeo e outros recursos através do modo "Plug-in" que eu ainda não pude testar, mas é muito promissor e é baseado em uma API disponível para desenvolvedores implementarem tais recursos ao Live Writter. Nesse último caso, o software ganha recursos que não se pode prever:

livewritter_screen8

Um outro recurso que gostei muito, foi que no momento da configuração ele automaticamente carregou todas as tags que eu já usei, então posso selecioná-las de uma forma muito prática e rápida, além de poder inserir novas tags. Claro, essas novas tags passam a contar na lista de tags online do blog também:

livewritter_screen9

Enfim, o Microsoft Live Writer, que é gratuíto passou a fazer parte da minha lista de softwares úteis e indispensáveis. Reduziu meu tempo de publicação de um post como esse para menos de 1/3 do tempo que isso me tomaría anteriormente.

OBS: Não tenho vínculo nenhum com a Microsoft e nem estou recebendo nada para promover este software.

Nenhum comentário: