terça-feira, 6 de novembro de 2007

...proximo! Google Switch!

É... eu nunca vi tanto anúncio de uma só vez partindo de uma única empresa de tecnologia em período tão curto de tempo. É OpenSocial, novas APIs, Gmail suportanto IMAP, e agora essa novidade: Um celular Google!

Tem gente citando a parada dele ser o iPhone killer...
Eita... ninguém cansa desse modismo "killer" não? Não consigo me lembrar de nenhum "killer" anunciado realmente matar ninguem... pelo contrário.. móóóórreu!


Embora a notícia antiga no press release cite apenas uma iniciativa cooperativa entre Google e Samsung de lançar aparelhos com acesso nativo aos serviços Google Maps, Search e GMail, o que se sabe hoje é que o que vem por ai é um Sistema Operacional para dispositivos móveis by Google, assim como várias outras fontes já vem anunciando. E isso realmente é fantástico! A iniciativa do Google "sería" baseada em software de uso livre e a vastidão de APIs que já existem poderíam (poderão) ser aplicadas no ambiente móvel.

Eu ainda não sei o impacto disso para o WindowsMobile, pois o mesmo é peça chave para muitos negócios muito bem difundidos no planeta e na área como um todo. Quanto a ele, a única coisa que me preocupa um pouco e a popularidade, ainda longe do ideal, que o FlashLite tem. Não sei ao certo, mas acho que ela sería abalada de alguma forma sim.
Mas, para o PalmOS por exemplo, penso que certamente sería uma boa pancada (talvez ai sim mortal, mas parece que ninguém anda ligando muito pra isso).

Insistindo no tema do iPhone, num caso mais crítico, bastaría a Apple começar a entregar o seu aparelho com o sistema do Google ao invés do MacOS e as vendas estaríam salvas.

Caramba... olha que aplicativo legal dá pra imaginar: PeopleSearch! Numa interface do Google vc digita o telefone de quem vc procura, ele abre o Google Maps e mostra a localização! (Nesse caso, bom poder escolher uma opção "Aparecer Online mas em outro lugar... Hahahahaha").
Sua agenda de contatos: Contatos do Gmail... fora a integração com as demais APIs né... OpenSocial, Calendar, GTalk como gerenciador SMS, etc.

2 comentários:

Germano Bona disse...

O que eu acho mais interessante no google é que ele torna o simples em sensacional. Não consigo mais ver tecnologia sem pensar no google envolvido. Me lembro bem disso quando não podíamos pensar em tecnologia sem pensar na microsoft.

Vicente Maciel Junior disse...

Pois é Germano, e qualquer semelhança não está me parecendo ser mesmo mera coincidência.
Repare que a Microsoft antes de começar a se enrolar com os processos de monopólio também usava a estratégia de juntar-se com o inimigo dos inimigos simplesmente para enfraquecê-los.
Outra atitude que o Google parece seguir, já protagonizado pela Microsoft é o passo em direção ao Hardware e tentativa (que ao contrário do resultado da MS acho que vai ser positivo por várias questões) de definir padrões par o mercado seguir.
E tem outra semelhança...
Alguém lembra qual foi o primeiro empreendimento de sucesso da Microsoft na Web? Iiiiiisso! O Hotmail! Um email público!
O que fez diferença no caso de quem fez sucesso com isso (GMail) foi ter pensado nisso com um meio de publicidade direcionada.
Claro que não posso (podemos) exagerar dizendo que o lema que está funcionando é o "Nada de cria, tudo se copia (e melhora pra dar certo)", afinal méritos o Google tem de sobra, mas que ficar atento ao movimento do inimigo e jogar em cima dos erros ou falta de percepção dele, parece ser uma estratégia muito boa!