domingo, 24 de fevereiro de 2008

Flex Team anuncia novidades sobre o SDK

flex3_fx_124x120 Essa semana já fomos muito bem "preparados" para a chegada do Release final do Flex 3 SDK junto com o FlexBuilder com o post bem humorado do Ted Patrick (A long time ago in a galaxy far, far away...).

Agora a notícia vem diretamente da equipe de desenvolvimento do Flex, recheada com informações sobre como será o primeiro release como projeto open-source.

Dentre as informações importantes para quem já planejava fazer uso disso de alguma forma, seja participando ou apenas observando o desenvolvimento, já ficou claro como isso vai funcionar. O projeto tá possui inclusive, conforme o anúncio, um repositório SVN configurado.

Na verdade, creio que o mais importante era mesmo saber "o quê" sería realmente publicado lá, e o anúncio deixou tudo bem esclarecido.

AS3 & MXML Compilers / Debugger: Já era esperado, mas nem por isso é menos empolgante saber desta informação, pois o que isso vai trazer de melhoras para os desenvolvedores em torno da tecnologia, é praticamente impossível de se medir. Embora o FlexBuilder não faça parte deste projeto open-source, os desenvolvedores podem aguardar o aprimoramente de ferramentas IDE já existentes para o desenvolvimento em MXML/AS3, além é claro de novas ferramentas que surgirão à partir disso.

SWFUtils Java Library: Essa, pelo menos pra mim foi uma boa novidade! Trata-se de uma biblioteca Java que permitirá não apenas LER dados de arquivos SWF para o formato do FlashPlayer 9.x, bem como escrevê-los.

Todos esses recursos reunidos certamente irão resultar não apenas em grandes novidades para nós desenvolvedores, como também para os consumidores dessa tecnologia. Ao menos as portas estão abertas para que novos produtos em torno do Flash Platform venham a surgir.

3 comentários:

Anônimo disse...

Cara, muito legal e bem destacadas essas novidades que você mencionou, parabens! Abraço!

Vicente Maciel Junior disse...

Opa! Valeu Marcus! E os brinquedos estão disponíveis! Vamos ver o que a gente consegue fazer com eles né?

Anônimo disse...

Com certeza, já até estou me planejando aqui hehehe