sexta-feira, 23 de maio de 2008

1a Reuniao - Grupo de estudos Flash Flex AIR AS3

grupo_estudos_banner01

A primeira reunião do grupo foi um sucesso!

Parabéns ao Osmundo pela iniciativa, à Monica da iTraining por ceder o espaço e à todos os presentes pela qualidade das discussões que pudemos iniciar. E claro, obrigado pelo convite.

Para quem não pôde estar presente nesta primeira reunião, segue uma tentativa de sumarizar o que entrou em pauta:

  1. Esclarecimento do objetivo do grupo: Esclarecemos o objetivo e sistemática das reuniões. Em resumo, que não se trata de um treinamento, não há uma figura central e que o conteúdo do estudo se dará sempre pela sugestão definida na reunião anterior, com a apresentação dos resultados, dúvidas e esclarecimentos das mesmas com participação e colaboração de todos.
  2. Discutimos sobre as diferenças de um treinamento e um grupo de estudos, bem como definimos o que esperar de um e de outro. Também aproveitamos para refletir sobre como tirar melhor proveito de um ou outro treinamento e qual o benefício para os centros de treinamento locais da criação de grupo(s) de estudo.
  3. Diferenças principais entre o AS2 e AS3 onde usamos como "cenário" um projeto recente no qual participei, para ilustrar o tipo de influência que essa migração (AS2 p/ AS3) pode apresentar. Nesta oportunidade discutimos performance, metodologias, influência de padrões e outras características.
  4. Esclarecimento sobre Flash, Flex, AIR, Silverlight, Prism, JavaFX. Discutimos suas peculiaridades, suas definições, praticamos alguma previsão sobre o futuro de cada uma baseado em fatores atuais a respeito destas. Neste tópico, ainda há bastante o que se discutir e dismistificar. Muitos me procuraram para continuar o assunto particularmente por MSN e email, mas sugiro que isso seja feito na lista de discussões do MUGBA, para que a discussão possa ficar ainda mais rica e não limitar-se a uma única opinião/definição/visão.
  5. Iniciamos a definição de um roteiro de assuntos para os estudos, analisando o porque adotar uma ou outra ordem. À princípio resolvemos convencionar, baseado no maior interesse dos presentes, uma introdução ao Actionscript 3.0 e MXML baseando-se no Quick Start do Adobe Devnet. Porém creio que teremos que fazer, na proxima reunião uma introdução básica, à estrutura e aplicação de uma Classe AS3 no Flash CS3 por parte de algum presente que possa fazê-lo.
  6. Para poder ilustrar a aplicação do Flex e sua comparação com a adoção de AJAX para projetos similares, fizemos um breve estudo do exemplo FlexStore  onde através de uma explicação teórica sobre o desenvolvimento do mesmo, pudemos verificar as diferenças produtivas entre o desenvolvimento baseado em Javascript e o desenvolvimento baseado em MXML/AS3. Eu sugiro que algum membro do grupo de estudos que esteja apto, desenvolva um exemplo de uma interface simples desenvolvida em AJAX (pode-se usar alguma das APIs citadas, como ExtJS e JQuery), e similiar em MXML/AS3. Eu me disponibilizo a ajudar.
  7. À princípio as reuniões serão mensais com a próxima reunião pré-sugerida para 21 de junho (sábado) com horário à definir. o conteúdo desta reunião será o resultado (dificuldades, problemas, idéias) surgidas com o estudo dos QuickStarts.

2 comentários:

Informa Tech! disse...

Realmente foi muito bom esse primeiro encontro. Espero que nos outros, já podemos meter a mão na massa e solucionar as milhares de dúvidas.

Abraços e foi um prazer conhece-lo Vicente.

Vicente Maciel Junior disse...

Eu também achei o encontro muito bom! Principalmente pela forma inteligente como as pessoas discutiram os assuntos, trocaram opiniões e etc. Fora o entusiasmo do grupo que foi contagiante.
Também acho que no próximo encontro a gente vá pôr a mão na massa, mas através de alguém que possa fornecer exemplos práticos (fazer ao vivo, e eu já me disponibilei para tal). Digo isso pois não podemos contar com as máquinas nos locais de encontro e nem todos terão acesso à essa prática acompanhada. À não ser é claro que os participantes venham com suas próprias máquinas.
Ademais, foi um prazer conhecê-lo também Tiago. Pena que a gente não pode trocar muitas idéias, mas espero que esse ponto defasado possa ser desfeito no próximo encontro, pois tenho certeza que temos vários tópicos para uma boa conversa não é mesmo? Abraços!