quinta-feira, 31 de maio de 2007

Mais sobre a "Morte antecipada" do ColdFusion by ComputerWorld

Pois é... como se não bastasse a incompetência original (veja) da ComputerWorld ao publicar uma matéria com a absurda informação muito bem combatida (como pode ser visto aqui) sobre o ColdFusion ser considerado uma das tecnologias mortas ou morrendo na área de TI, a versão brasileira ao invés de pelo menos amenizar o erro (como pode ser visto aqui), vai e simplesmente o repete. Pior é saber que isso deve estar acontecendo em várias línguas diferentes e em vários países, provocando a passagem de uma informação completamente irresponsável a respeito de uma tecnologia, que ao contrário do que a matéria afirma, é simplesmente tão crescente que tal investimento por parte de sua detentora, a Adobe, acaba de ter anunciada uma nova e revolucionária versão, anunciada também com detalhes aqui no Blog. (Veja).

Aliás, já fiz um post sobre este assunto deste anúncio de morte antecipada, como pode ser visto aqui.

Pensar que é proposital e às vezes parece até ser manipulação industrial (no sentido pejorativo), sería dar muito crédito a teorias conspiratórias. Mas confesso que certos absurdos são tão extremos que vale a pena pelo menos levantar a hipótese.

De qualquer maneira fiz questão de colocar a minha opinião a respeito. Veja aqui meu comentário no site da edição brasileira, online, da revista. Convido colegas da área e investidores assíduos da tecnologia a fazerem o mesmo.

Uma das pessoas que já ficaram indignadas com isso é o meu colega de profissão Nino Barreto, daqui de Salvador que já fazendo a parte dele nas críticas por aí. Pena que não tenho nenhum link para que vocês possam ler a opinião dele. (Aliás, Nino, isso é indício de que você devería ter seu próprio Blog).

Mas tentando colocar algo do que já conversei com ele à disposição de quem ler este post, faco a transcrição:

E a Adobe? O que faz/fará a respeito? Ou ainda, o que será que ela podería/pode fazer?

Na nossa (do Nino e a minha também) opinião que é modesta, humilde, e desconhecedora dos procedimentos legais ou convencionais para isso, a Adobe devería sim manifestar-se a respeito dado o enorme impacto que isso causou na comunidade em torno do ColdFusion ao redor do mundo, e por isso justamente aparecer justo (coincidência?) quando uma nova versão da sua tecnologia é anunciada.

Por que levantar essa questão? Sobre o que a Adobe devería fazer (nos mesmos critérios de opinião já descritos aqui)?

Simples...

A Tecnologia é paga. Quem trabalha com ela, seja diretamente (usando o software nas dependências técnicas da empresa onde atua) ou indiretamente (com prestação de serviços, tais como treinamentos, consultoria, etc) e a partir de Hosts contradados para hospedar sites e etc, investe dinheiro e luta para ver cada vez mais a tecnologia ser difundida e com isso passar a ter benefícios indiretos, como a diminuição em custos devido ao aumento de demanda para os que disponibilizam tais recursos.

A dificuldade de se ter material de referência é enorme. O que se tem disponível é na maioria das vezes ofertado pela própria comunidade desenvolvedora que luta para o aumento da comunidade desenvolvedora em torno do ColdFusion. Até mesmo o que se tem disponível no excelente trabalho que a Adobe faz com o DevNet, tem origem em 90% (chutômetro) dos casos na própria comunidade e pouquíssimo é de origem da fonte, ou seja, funcionários técnicos da Adobe. Claro, vamos respeitar o trabalho do Ben Forta.

Bom... são justificativas suficientes para dizer que a comunidade faz e muito bem a sua parte, mas eu sinto sim (e pelo jeito, assim como o Nino, muitos mais) a necessidade de ver uma atitude direta da Adobe a respeito.

Nada aqui sugere que a Adobe não faz um excelente trabalho (na minha opinião), mas que o caso em específico me parece exigir uma atitude à parte, é claro para mim.

Conteúdo adicionado após publicação da matéria:

- Errata publicada pelo editor-executivo da ComputerWorld Brasil
- Minha resposta para a errata publicada pelo editor-executivo da ComputerWorld Brasil

Nenhum comentário: