Buzzword = Poder do Apollo/Flex/Flash/AS3 = outras coisas importantes...
Para quem ainda não sabe ou não viu, e se interessa pelo progresso das coisas em torno do FlashPlatform da Adobe, é indispensável saber a respeito do Buzzword. Veja aqui.
Há muito já na web falando a respeito desta aplicação desenvolvida em Flex, que é facilmente portada para o Apollo (claro, essa é a idéia).
Bom... essa aplicação talvez seja tão importante comercialmente para a Adobe, quanto é para a empresa que a está desenvolvendo (Virtual Ubiquity). Isso porque será o primeiro software de processamento de texto COMPLETO, totalmente web-based.
OK! Existe o Writerly que depois de ser comprado pelo Google perdeu este nome, tornando-se "apenas" parte do Google Docs & Spreadsheets? (os dois últimos links acabam levando você ao mesmo site). Sim, existe. Mas veja o Buzzword e compare... Resultado: Não há comparação.
Justamente o fato de não ser possível comparar os dois embora ambos apresentem-se com o mesmo propósito é que faz este projeto tão importante para a Adobe.
Se você de uma lida nesta dicussão aqui (clique), verá a descrição em palavras daquilo que se torna imediatamente consequente como análise ao comparar o Silverlight ou o JavaFX com o Apollo por exemplo, no que tange o assunto estratégico dos seus respectivos desenvolvedores.
Em poucas (até parece) palavras:
- O poder do Apollo/Flex ainda é limitado quando comparado às propostas do Silverlight e do JavaFX e muito mais avançado do que os mesmos ao mesmo tempo em questões que estes até agora me pareceram inviáveis, principalmente no velho quesito: produtividade. Mas veja o que já é possível fazer com estas tecnologias baseadas no Actionscript 3.0. Então a pergunta é: Um pacote de soluções office totalmente web-based (portanto realmente cross-platform já que o Flash Player está no Windows, no OS X, no Linux, Solaris, etc), talvez free (?) e amplamente compatível e integrado com web, impactaría como e quanto a estratégia da Microsoft?
- A competitividade entre as tecnologias só existe no que elas possuem em comum, pois é primordial saber que ambas possuem recursos bastante particulares.
- Apollo e Silverlight. Ambos Beta. O que conta mais? A maturidade e simplicidade do AS3 e sua capacidade de atrair e "reaproveitar" conhecimentos antigos, ou a ampla plataforma, mesmo sendo somente em ambientes Windows? (Haja dito que inclusive o JVM que a Microsoft implementa no Windows possui dependência de recursos exclusivos ao ambiente Windows quebrando a premissa do "código universal")
Ficam aí essas questões...
Nenhum comentário:
Postar um comentário