segunda-feira, 4 de junho de 2007

Apollo e banco de dados local? RESOLVIDO!

Pois é... mal veio a notícia da API desenvolvida pelo Matt MacLean que permite acessar através de uma implementação da classe SOCKET disponível no AS3 (o asql), que inclusive abordei na minha última palestra (há menos de 15 dias) e que já nos deixou bastante felizes, agora a boa notícia vem da própria Adobe.

No blog do Mike Chambers, o mesmo anunciou que a versão Beta (lembre-se, estamos na Alpha) verá com o SQLite embutido colocando fim à questão de acesso a dados locais persintentes através de um banco de dados relacional. A API poderá ser explorada tanto em AS3 quanto em Javascript.

Para quem não sabe, o SQLite é uma biblioteca em C que contém uma engine SQL que pode ser facilmente embutida e aplicações, é open-source e possui todas as características que um banco de dados deve oferecer ao desenvolvimento profissional de aplicações. Veja mais detalhes no site dedicado a ele.

Interessante comentar que a notícia veio "colada" com o anúncio por parte do Google da disponibilização do Google Gears. Trata-se de um "framework" desenvolvido pelo Google para permitir que através da exploração de Javascript (Ajax, etc) seja possível escrever aplicações locais. Mais detalhes no link original sobre o assunto.

O que nos resta saber agora é QUANDO o Beta com este recurso definitivamente implementado estará disponivel?

Nenhum comentário: