sexta-feira, 8 de junho de 2007

Feriadão Microsoft


Neste feriadão estou dedicando parte do meu tempo para dar uma olhada mais de perto nas tecnologias que a Microsoft está colocando no mercado e que vão imediatamente de encontro às características de ferramentas que estou utilizando no meu dia-a-dia profissional há mais de 10 anos, que são as ferramentas da Adobe/Macromedia.

As ferramentas que estarei avaliando são: Visual Studio 2008 (C#, C++, VisualBasic, DotNet, etc), Pacote Expression (Web, Media, Design e Blend) bem como o Silverlight em sí e suas diversas linhas de desenvolvimento.

Estarei postanto aqui meus pareceres afim de compartilhar e se possível influenciar outros profissionais a fazer o mesmo. Eu sempre fui acostumado à esta prática pois odeio quem opina (e portanto odiaria agir igual) sem ter conhecimento prático sobre o que está dizendo.

O que posso dizer de imediato é que desde a última vez que me apliquei assim às ferramentas da Microsoft, há cerca de uns 6 anos atrás, a Microsoft parece que aprendeu boas lições. Uma delas está relacionada aos installers, downloads e disponibilização de Trials. Tudo é muito mais objetivo do que já foi um dia. Um ponto extremamente favorável à Microsoft na minha comparação inegável aos produtos Adobe está relacionada ao tamanho (peso em Mb) dos installers. Muuuito mais enxutos.

Uma outra tarefa que um dia já foi muito desgantante cada vez que eu decidia por realizar um estudo como esses, era a busca por materiais de referência. Aliás, quem se dedicar ao mesmo vai compreender onde está a maior força da Microsoft no uso da sua popularidade. A quantidade de materiais a respeito destas recentes tecnologias é muito mais vasto do que o que podemos encontrar em relação à Adobe comparando a situação de lançamento de novas tecnologias, mais especificamente referindo-me ao Adobe Apollo e ao Microsoft Silverlight.

Para auxiliar quem por ventura venha a fazer o mesmo ou apenas se interessar na pesquisa, segue um link que o levará aos meus bookmarks disponibilizado do Del.icio.us.

Referências

Nenhum comentário: