sexta-feira, 8 de junho de 2007

Expression Web - Dreamweaver Nightmare?


Não considero que explorei o software em 100% ds suas características, afinal foram apenas 3 horas de observações, mas posso dizer que estou muito contente com o que vi.

Primeiro, a ferramenta foi extremamente fácil de instalar e aliás com procedimentos que foram muito rápidos. Já não é novidade para ninguém, mas eu deixo claro mais uma vez que estou explicitamente comparando essas ferramentas da Microsoft às equivalentes da Adobe e justamente aí que farei minhas observações.

Bom, já que citei essa característica do installer rápido e prático, aqui vai a primeira comparação. O Dreamweaver CS3, recém lançado, pesa 285.43 MB (Windows). O Expression Web pesa 195MB.
Claro que não tem nada a ver comparar recursos disponíveis ao peso do arquivo, mas confesso que a diferença de 90MB aproximadamente me fez pensar.
O tempo de instalação do Dreamweaver que infelizmente não mensurei (nem o do Expression Web) foi muito mais demorado. Mais ou menos o triplo do tempo e sei que tem muita gente reclamando disso.

Como instrutor credenciado da Adobe, eu tive acesso ao installer do Design Premium CS3, a instalação foi complicadíssima, principalmente pelo fato de ter preciamente os Betas das ferramentas nele dispostas pré-instalados. Simplesmente um "limpeza" teve que ser feita previamente para que o procedimento de instalação fosse concluído com sucesso. Na verdade instalei e desinstalei completamente o pacote da Adobe umas 3 vezes até conseguir ter tudo funcionando corretamente.

Bom, mas enfim... Dores à parte, vamos a comparação. Que antes de tudo fique claro que reconheço que não domino o Expression Web e por isso não estou apto a comparar os dois por completo. Fora isso para mim está claro que o Dreamweaver CS3 possui muito mais recursos do que o Expression Web, embora o Expression Web esteja muito bem equipado para o seu proposito de desenvolver conteúdo para Web com a finalidade de apresentação dentro de Browsers e com a exploração de tecnologia da Microsoft (.Net). Ressalto apenas que o Dreamweaver desde versões anteriores possui recursos para o desenvolvimento WYSIWYG em ASP, .Net, JSP, PHP e ColdFusion. Há ainda muito mais diferenças peculiarem em relação a cada um.
Como estou fazendo uma avaliação superficial e rápida, selecionei alguns itens que são os mais importantes para mim no dia-a-dia de trabalho. Os tópicos que escolhi foram: Code hint, Code/Design View, edição/controle CSS, auto code-rewritting e site-wide code factoring/checking/find & replace.

Code Hint:
Gol para o ExpressionWeb
Placar atual: Expression Web 1 x 0 Dreamweaver CS3.

Na verdade foi um gol aos 47 minutos do segundo tempo. As características de code-hint são muito semelhantes. Mas houve um ponto onde o Expression Web deu show. Trata-se de algo que eu sempre reclamei em relação ao Dreamweaver em todas as suas versões. Cenário: Quando eu criei um "div" e setei o seu "id", ao escrever um código JavaScript e utilizar o método getElementsById(), o mesmo reconheceu através de code-hint o "id" da "div". Code factoring/recognition em tempo real. Muito bom.

Code x Design split:
Gol para o Expression Web
Placar atual: Expression Web 2 x 0 Dreamweaver CS3.

Aqui o comentário é tão rápido quanto a decepção que o Dreamweaver me causou ao ver que o famoso recurso de seleção em um dos splits com reflexo ao conteúdo respectivo no outro split não estava mais funcional na nova versão. Pois bem. Isso funcionou perfeitamente no Expression Web.

Edição e controle de CSS:
Gol para o Expression Web
Placar atual: Expression Web 3 x 0 Dreamweaver CS3.

A organização da interface do Expression Web para trabalhar com CSS para mim está muito melhor apresentada do que no Dreamweaver CS3 e isso para mim ao menos ficou muito evidente. Há maneiras, claro, de se alcançar os mesmos resultados trabalhando com o Dreamweaver CS3. Mas simplesmente o Expression Web torna a tarefa mais fácil e objetiva. Acho que neste sentido entra a experiência que a Microsoft tem com usabilidde de softwares de produção de código.

Auto Code Rewritting:
Gol para o Dreamweaver CS3
Placar atual: Expression Web 3 x 1 Dreamweaver CS3.

Não gostei da maneira como o Expression Web define a estruturação do código. Infelizmente não encontrei uma maneira de definir como eu quero que as tags sejam posicionadas de acordo com o conteúdo como faço no Dreamweaver fazendo com que ele organize o código da minha maneira.
Porém, na procura, acabei achando um recurso muito interessante de code snippet que eu gostaría que estivesse presente no Dreamweaver (e está no Eclipse, por exemplo) de se atribuir uma palavra-chave à entrada automática de um bloco de código. Por exemplo, você tecla CTRL+ENTER e uma lista (como ocorre com code hints) contento todas as palavras chaves já atribuídas a code snippets são relacionadas. Você seleciona com a seta de direção ou digita a sequência (por exemplo: "scriptj") e nesse caso o seguinte bloco de código é adicionado automaticamente:


<script type="text/javascript">
<!--
|cursor posicionado aqui
//-->
</script>


Como não era exatamente este o critério de avaliação para contabilizar "um gol", por isso este foi para o Dreamweaver CS3, mesmo sem possuir este excelente recurso.

Site wide code and content checking/refactoring e find and replace
EMPATE SEM GOLS
Placar atual: Expression Web 3 x 1 Dreamweaver CS3.

Se você não tiver compreendido o que significa este quesito, talvez um exemplo seja melhor para explicar. Imagine que você simplesmente move um arquivo de lugar ou o renomeia. Imagine que este arquivo possui diversas referências em diversos arquivos que compõem o site. Bom, ambos os softwares perguntam a você se você quer alterar a referências para refletir a modificação que você fez. Quanto ao find and replace, ambos os softwares apresentam as mesmas opções. Não pude perceber nada de especial que um tenha e o outro não. Quem souber, me avisa por favor.

Conclusão:
Bom... nos meus critérios de avaliação, estou muito propenso a avaliar o Expression Web mais profundamente. Infelizmente essa versão do Dreamweaver me decepcionou e por coincidência no mesmo momento em que a Microsoft resolve fazer o lançamento do Expression
Web com recursos totalmente semelhantes e algumas melhorias. Assim, essa avaliação não pára por aqui. Irei avaliar superficialmente as demais ferramentas do Studio Expression e postar
os resultados aqui, mas já fica a promessa de que irei mais a fundo na avaliação do Expression Web.
Atualmente já substituí o Dreamweaver CS3 pelo Eclipse e seus plugins. Para mim foi ótimo pois trabalho mais com código do que a parte visual (sou o que se classificaria como "code-centric"). Existem muitos recursos para se trabalhar visualmente com o Eclipse também e fiquei muito feliz com a iniciativa da Adobe de levar características do ColdFusion 8, por exemplo, para o Eclipse (debugger, tags code hints, etc). Isso sem contar que o FlexBuilder é o próprio Eclipse. Como as tecnologias com as quais estou envolvido são mais o Flex, Apollo, Flash e ColdFusion, não vejo algo que me motive a utilizar o Expression Web como ferramenta principal de desenvolvimento. Mas para aqueles que estão mais voltados à linha Microsoft, com o .Net, Silverlight e etc, vejo que o Expression Web é a escolha certa.

Sinto muito pela Adobe e o Dremweaver CS3. A ferramenta precisa melhor e muito... NA MINHA HUMILDE OPINIÃO!

2 comentários:

Anônimo disse...

Saudades dos tempos da Macromedia. Dreamweaver realmente piorou depois que a Adobe colocou as mãos, só acrescentando gordura e estragando o que funcionava. Nunca gostei de nenhum software da Adobe, acho pouco práticos. Espero que o Dreamweaver não ganhe a cara da Adobe. Expression Web foi a salvação na hora certa, ambiente muito mais ágil para se trabalhar.

Anônimo disse...

Olá.. Meu nome é Kaleb Martins, trabalho com web desde 2004.
Trabalho com DW des da sua versa 4.0. Ao longo deste tempo vi que depois que a adobe comprou a macromedia tudo ficou diferente, quero disser PIOR. O próprio FireWorks, (coitato) ficou pesado e obeso. Enfim, Expression Web esta bom mais pode melhorar, infelizmente ele nao roda em PHP, mas seu poder de CSS e ASPdotNET estao de parabéns. Contudo DW 8 esta de bom tamanho pra mim. E atualmente estou usando os 2. Expression Web e Macromedia Dreamweaver 8.

Grande abraço a todos e obrigado pela oputurnidade

Kaleb Martins
kalebmartins@hotmail.com